duminică, 27 aprilie 2008

Coral de primadonnas

Mosaicos: o que é um universo humeano? Não há modalidades - nem potências e nem conexões necessárias. Por que ele atrai? É um mundo de relações externas: não há nada que transcende a justaposição das coisas. É o cenário para as singularidades que se esbarram e se articulam sem um plano de organização.


Mas o pensamento parece um sintoma das potências e das conexões necessárias. A inteligibilidade é anátema de um mobiliário humeano - os mosaicos são feitos de elementos que, privados, ficam infensos ao que é geral, ao geral pensável. Porém as singularidades não são apenas limitadas pelo pensamento, elas encontram também nele recursos – o pensamento não é apenas uma prisão para as singularidades (o acordo, a exigência de um geral pensado de onde podem aparecer as diferenciações, as articulaçoes prontas), mas também um parque de diversões para elas. Ou seja, não apenas há um quebra-cabeças onde as peças podem ser encaixadas – e por vezes estão grudadas – mas também há a possibilidade de, com as peças, fazermos um mosaico.

O mundo é feito de conexões necessárias, mas não apenas delas. Podemos reagrupá-las de muitas diferentes maneiras – de acordo com as condições em que escorregamos entre elas, transitamos entre elas. As contingências reinventam as necessidades – não se trata de um nível básico de objetos, de matérias primas, mas de objetos articulados, de primadonnas que apenas cantam em duetos...

Niciun comentariu: