luni, 14 iulie 2008

Torre de Babel

Entendi pouco, muito pouco. Acho que penso mais em termos de agenciamentos, deslocamentos, possibilidades, desconstrução de metafísicas de identidade... Algumas coisas me são estranhas, como a idéia de categoria que, pela minha influência heideggeriana, prefiro abandonar (mas, muito provavelmente, não estamos nem falando da mesma coisa...). Outra coisa estranha: potência sem ato. Aliás, que de algum modo, Agamben defende e que eu não entendo de jeito nenhum. E outra ainda: “potências”. Eu comecei a aceitá-las muito devagar, a partir das nossas discussões, mas não sei se na verdade não as transformo no que quero ou se não preferia pensar sem elas... Tem algo que acontece comigo que é o que precisa acontecer (para mim) e que não tem medo de Hume, talvez porque (quem sabe ingenuamente) não se identifique com ele. É sempre outra coisa. Mas gosto muito disso: “A política está aqui, focar em um pequeno deslocamento diante do fluxo. Qual categoria? Toda palavra é um preconceito contra o fluxo. Mas preconceitos fazem fluxo.” É isso! Gosto muito, muito, muito disso.

OS: desculpe essa postagem quase desesperada... (acho que é só uma crise passageira)

Niciun comentariu: