joi, 12 iunie 2008

Werden oder Tornar au lieu de Devenir oder Devir

A semana passada ouvi falar de uma moda metafísica: o quadridimensionalismo. Trata-se de entender o tempo como uma outra, uma quarta dimensão do espaço e não como algo alheio ao espaço - de um ponto de vista metafísico. (Tentem imaginar como ficaríamos quanto às séries de McTaggard...) Bem, pensei, isso nos levaria a dizer que a distinção entre uma reta como um aglomerado de pontos e uma reta como um ponto em movimento (Spinoza) de algum modo perderia importância: trata-se apenas de que dimensões do espaço-tempo aglomeramos. Pensei também: a distinção entre ser e devir também perde importância nesse cenário onde nada acontece, tudo parece preso - assolou-me uma claustrofobia ontológica.
Porém há alguns minutos pensei: que lindo pensar nas potências em um cenário quadridimensionalista. Pois teríamos possibilia impregnada nos itens do mundo independentemente do futuro - a possibilia é uma conexão entre dois estados do mundo separados por alguma dimensão, não importa qual. Os megáricos talvez tenham nos acostumado a pensar que a dimensão tempo é já a dimensão modal, mas uma maneira de afirmar um realismo modal anti-megárico é dizer que ainda sobra modalidade mesmo se o tempo for inserido no mundo. E pensei: possibilia em um mundo quadridimensionalista permite que notemos que mesmo o tempo seria inanimado sem potências - não é que o espaço é inanimado sem tempo, mas que o o espaço-tempo é inanimado sem potências. As potências é que animam o mundo de uma maneira que nenhuma dimensão pode fazê-lo.
Então voltei ao Sein e ao Werden. Talvez tenhamos que parar de pensar em devires em termos de futuros, pensá-los em termos de possibilidades - eu escrevendo isso torno possível coisas no futuro mas também coisas no presente (por exemplo, que o prato de macarrão com aspargos se esfrie, agora). Devir não tem nada que ver com estar - tem que ver com potências, poderes, com disposições e possibilia. O Wille Zur Macht de Nietzsche não é uma promessa sobre o futuro - isso feriria o eterno retorno - mas um embrenhamento de possibilia.
-

Un comentariu:

differance spunea...

Como as potências animariam o mundo (espaço-tempo)? Como separar possibilidade de futuro? O poder-ser e o poder-não-ser já não nos mergulham até o pescoço na temporalidade?