sâmbătă, 14 iunie 2008

Ontologia das potências: um curso

Andei pensando em um curso que comece em agosto nas terças-feiras a tarde, sobre ontologia das potências e em uns items bibliográficos:
1. Agamben, Imanência Absoluta e Potência do Pensamento
2. Kit Fine, O problema da possibilia, Variedades de necessidade
3. Nietzsche, pedaços da Wille zur Macht
4. David Lewis, Finkish dispositions
5. Deleuze, Nietzschone, chap 2
6. Molnar, pedaços de Powers
que mais, que mais, que mais?

3 comentarii:

differance spunea...

Preciso pensar melhor para, talvez, contribuir com alguma invencioice.Mas já me ocorre algo sobre o Agamben. Você falou de imanência absoluta, que na verdade é Agamben lendo Deleuze, e potência do pensamento, que eu não sei bem o que é... Mas pensei no Comunidade que Vem em que Agamben trabalha como o singular, o ser qualquer (que é simplesmente o centro do seu pensamento) como "potência pura". Vou olhar isso melhor, onde está, onde mais tem e o que ele quer dizer e volto a escrever. Também acho bom em Nietzsche, não só a vontade de poder, mas uma coisa que encontrei num comentário de Deleuze: um devir nunca é histórico. Isso pode dar samba com essa coisa de potência e tempo que escreveru abaixo. Bom, vou pesquisar mais e volto a escrever.

differance spunea...

Me ocorreu mais uma coisa. O texto do devir de Deleuze onde, se não me engano, ele fala de potências, o que deu o maior quiprocó entre nós no grupo, lembra?

differance spunea...

Mais uma idéia de algo que andei lendo: em Homo Sacer, Agamben faz uma análise das relações entre ontologia e política a partir da idéia aristotélica de ato e potência. Ele chega a mostrar como a relação entre ato e potência culminou no nosso modo ocidental de pensar a política como um processo de exclusão-inclusão. E sugere, por razões políticas, a necessidade de se pensar uma ontologia das potências que não passem ao ato, indo ainda além das tentativas de Spinoza, Nietzsche e Heidegger de se livrar do poder soberano.(pp.51-56). Isso talvez fosse mote para discutirmos as relações entre uma ontologia das potências e política, se você quiser isso no curso...